Você sente que o caminho está difícil?

Você se vê cercada de afazeres que não tem fim? Sentimentos misturados? Preparo de refeições que se entrelaçam nas trocas de fralda, no engatinhar, nas coisas espalhadas por todos os cômodos da casa, e de repente já é noite, chega a hora de dar o banho, e quando você se dá conta já está acordando de madrugada para acudir um choro?

Esse texto é para você.

Sim, eu sei que o caminho pode estar desafiador e cheio de trancos e barrancos. Sei, e como eu sei, que a privação de sono é de enlouquecer, assim como a sensação de fazer, fazer, fazer e continuar tendo MUITA coisa para fazer.

Mas se eu, que estou no mesmo caminho só que mais adiante, posso te dar um conselho é: não aperte o passo. Desacelera. Olhe ao redor.

Aceite o caos, os paninhos de boca espalhados para todo lado, assim como os brinquedos. Aceite quando a roupa para lavar acumular e a pia da cozinha estiver cheia no fim do dia.

Abrace com força a fase que você está vivendo. A vida acontece agora, nesse cenário, mesmo que o seu pensamento se apresse e queira viver lá adiante. Busque o pensamento, traz ele de volta. Se concentre na sua única certeza: o presente. Observe a paisagem que ele te apresenta. Atenção nas pernas gorduchas e na alegria do seu bebê a hora que ele coloca os olhos em você, depois da soneca da tarde. Experimente a sensação da pele dele juntinho com a sua em um banho de chuveiro. Escute o som da risada dobrando com a sessão de cosquinha que você costuma fazer nele depois do banho. Viva! Por favor, viva, sinta esses momentos. E se o pensamento fugir, busca ele de novo, e de novo. E quantas vezes forem necessárias.

Caminhos tortuosos costumam ter paisagens belíssimas. Paisagens que se soubermos apreciar dão leveza. Tem o poder de anestesiar o cansaço, afastar o desânimo. Nos fazem sorrir. Dão força pra gente seguir.

Paisagens singulares que passam e não voltam mais.

Texto: @maeforadacaixa

Autora dos livros Mãe Fora da Caixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima